terça-feira, 6 de outubro de 2009

Eclesiastes

Um Coelhinho de chocolate respousa em uma cesta, envolvido em papel verde. Na manhã de Páscoa, com olhos arregalados, o pequeno menino cuidadosamente pega o doce e morde uma das longas orelhas. Mas o sabor acabou rapidamente, e a criança olhou novamente o coelho em sua mão. Está oco! Vazio, fútil, oco, essas palavras transmitem um tom de desapontamento e desilusão. Esta é a experiência de vida de muitos. Agarrando as coisas doces - posses, experiências, poder e prazer -, eles nada encontram em seu interior. Têm uma vida vazia, sem sentido, e se afundam em desespero.
Há quase três mil anos, Salomão falou desse problema humano. Mas a compreensão e as aplicações de sua mensagem são relevantes para os nossos dias.
O Livro de Eclesiastes, um sermão escrito por Salomão, contém uma análise das suas experiências e uma conclusão sobre o verdadeiro significado da vida.
Neste Livro, Salomão nos leva a uma jornada reflexiva através de sua vida, explica como tudo o que tentou, testou ou provou tinha sido sem sentido, inútil, sem graça, tolo e vazio, um exercício baseado na futilidade. Lembre-se: foi a confissão de alguém que tinha "tudo" - grande inteligência, poder e riquezas. Depois dessa viagem biográfica, Salomão expressou sua triunfante conclusão: " De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque este é o dever de todo homem. Porque Deus há de trazer a juízo toda obra e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau" (Ec12.13,14).
Quando Salomão foi coroado rei, pediu a Deus sabedoria (2Cr 1.7-12), e se tornou o homem mais sábio do mundo (1 Rs 4.29-34). Ele estudou , ensinou, julgou e escreveu. Reis e líderes das outras nações foram a Jerusalém para aprender com Salomão. Mas, com todo o seu discernimento, ele não teve o cuidado de seguir os próprios conselhos e começou a perder as forças. No final dos seus dias, Salomão lembrou de suas atitudes com humildade e arrependimento. Ele fez um balanço de sua vida a fim de poupar os seus leitores da amargura de aprender, pela própria experiência, que longe de Deus tudo é vazio, oco e sem sentido.
Apesar de alguns apontarem um tom de pessimismo e melancolia no livro de Eclesiastes, não devemos concluir que o único capítulo que vale a pena ser lido ou colocado em prática seja o último, no qual Salomão apresenta suas conclusões. Na verdade, o livro todo é preenchido com sabedoria prática ( que nos ensiana a alcançar realizações no mundo e evitar problemas) e espiritual (sobre como encontrar e conhecer os valores eternos).
Salomão fez uma abordagem muito honesta em relação a vida. Todas as suas observações sobre a futilidade das coisas tem um propósito: levar-nos a buscar a realização e a felicidade em Deus. O rei não almejou destruir a nossa esperança, mas dirigi-la aquele que pode verdadeiramente torná-la realidade e dar significado à nossa vida. Salomão afirmou o valor do conhecimento, dos relacionamentos, do trabalho e do prazer, mas enfatizou que cada uma dessas coisas tem seu devido lugar. Tudo que é temporal deve ser considerado à luz do que é eterno.
Leia Eclesiastes e aprenda sobre a avida. Ouça as severas advertências e as terríveis predições e comprometa-se a lembrar -se de seu Criadr agora (Ec 12.1).

2 comentários:

  1. Oi Claudinha, passei para fazer uma visita, qdo vamos nos encontrar quero muto conhecer a tua igreja...vamos marcar...

    aguardo retorno;

    Bjos...

    Suka

    ResponderExcluir
  2. Ei Su!
    Que saudade, que bom!! vou te mandar um depoimento no orkut ok
    beijossssssss

    ResponderExcluir

Terra Produtiva

Terra Produtiva